domingo, 2 de fevereiro de 2014

9ª Prova: Corrida de Rua de Santa Rita do Sapucaí – MG - 02/02/2014

9ª Corrida de Rua: Santa Rita do Sapucaí – MG
Nome da prova: 2ª Corrida dos Amigos
Data: 02/02/2014
Distância: 11 Km
Percurso: urbano/rural
Horário: 8:30
Descrição do Percurso: O percurso começou em uma rua sem saída, de lá seguiu para área rural do município, onde começou a parte cross country do percurso, com muitas subidas e solo repleto de poeira (parecia estar correndo em uma caixa de areia) e pedras soltas. Após essa parte cross, o percurso retornou a área urbana rumo ao local de partida que também era o da chegada.
Condição Climática: Ensolarado com temperatura elevada e umidade do ar muito baixa (estava muito seco).
Participantes: 200
Meu tempo: 49:25
Média de tempo por Km: 4:29
Classificação: Geral: 42° – 179  /   Masculino: 40°- 190  /  Categoria 25-29: 8°- 22

Descrição da Prova:

A 2ª Corrida dos Amigos de Santa Rita do Sapucaí foi realizada em percurso urbano e rural (maior parte). Vale ressaltar, que o percurso assim como prometia o pôster, foi mesmo cross country.  As condições climáticas estavam extremas, fazia muito calor e a umidade do ar estava muito baixa. Isso porque, há vários dias fazia muito calor e não chovia. O percurso na área rural estava repleto de poeira, fazendo parecer que estávamos correndo em uma caixa de areia.
Quanto a altimetria, destaque para as variações de terreno, hora morro abaixo, hora morro acima. Gostei muito do percurso, desafiador, valorizou quem estava bem preparado.
Quanto a organização da prova, essa deixou um pouco a desejar. Destaco, porém, todo o esforço evidente dos “amigos” que organizaram essa corrida.

Pontos positivos: apoio para quem chegava a cidade, com uma moto guiando todos até o local da prova, a parte de hidratação e alimentação também foi muito boa (água estava gelada), o kit da prova (camiseta e squeeze) era de boa qualidade, além disso, a medalha foi excelente.
Pontos negativos: falta de um sistema de cronometragem eficiente, talvez chips resolvessem essa questão, que causou muito polêmica no final da prova. Outro ponto negativo, foi a qualidade do material do número do peito, que se depreendeu nos primeiros quilômetros e depois mesmo levando-o no bolso derreteu, não restando nada ao final dos 11 quilômetros.
Porém, a maior falha, compreensível é claro, já que a prova estava somente na segunda edição, foi quanto à apuração e divulgação dos resultados. A organização alegou que o motivo para que boa parte dos números de peito terem derretido foi o calor, já que números de peito de material semelhante haviam sido utilizados sem maiores problemas em uma outra prova no inverno.
 Creio que isso foi realmente verdade.
Apesar da boa intenção da organização, isso causou grande confusão, pois a classificação foi realizada manualmente. Quando a organização fazia a divulgação dos resultados das categorias por faixa etárias, muitos atletas se manifestavam injustiçados, pois alegavam que haviam chegado a frente dos atletas que estavam sendo premiados.
A organização se comprometeu a encaminhar a cada atleta supostamente injustiçado um troféu. Espero que encaminhem mesmo, pois a prova tem um potencial muito grande de crescer futuramente e esse fato poderia contribuir negativamente para isso. 
De maneira geral a prova foi muito bem organizada e boa de participar. Recomendo a todos!


                                                                  Poster da Prova

                                                 
                                                          Percurso

                                                        
                                                         Altimetria

Número de Peito (Agradecimento ao amigo Ronan Lemos, que reenviou um novo número para postagem no blog)

                                                             
                                                                      Medalha 


                                                                     Camiseta


Avaliação da Prova

Este quadro tem por objetivo, analisar itens fundamentais para a realização de uma boa prova. Itens estes, que propiciam um bem estar aos atletas, o que é fundamental para obtenção de bons resultados. Vale ressaltar, que essa analise é individual e imparcial, dada a partir do que foi vivenciado na realidade. Não tenho intenção de formar opiniões, mas sim, auxiliar na formação de parâmetros próprios.
Cada item será avaliado de 0 a 1 ponto. Podendo este, variar entre 0,00 / 0,25 / 0,50 / 0,75 e 1,00 ponto. Serão analisados 10 itens, portanto, a nota de cada prova irá variar entre 0 e 10 pontos.


Itens analisados.


Pontos:
Informações pré-prova (percurso, altimetria, regulamento, etc.):
0,75
Estrutura de largada (guarda volumes, vestiário, banheiro, etc.):
0,50
Kit da prova (camiseta, squeeze, etc.):
0,75
Cronometragem:
0,00
Horário e pontualidade da largada:
1,00
Percurso:
0,75
Sinalização:
1,00
Hidratação:
0,75
Medalha:
0,75
Divulgação dos resultados:                             
0,00
Total:
6,25